LIFE RENDER

Com os consumidores e as partes interessadas a colocar um maior foco no meio ambiente, a Comissão Europeia lançou a Pegada Ambiental do Produto (PEF) como uma métrica única para medir, demonstrar e comparar o desempenho ambiental dos produtos. Para aumentar a consistência dos estudos do PEF, a Comissão Europeia tem vindo a trabalhar nas Regras de Categoria da Pegada Ambiental do Produto (PEFCR) com orientação técnica para categorias de produto específicas. A pegada ambiental do produto é muitas vezes muito complexa para as pequenas e médias empresas e a Comissão Europeia identificou algumas ações-chave: fornecer ferramentas iniciais que apoiem as PME e garantir que os PEFCR representem uma simplificação na aplicação do PEF.

O Life-RENDER visa demonstrar em condições reais a viabilidade técnica, ambiental e económica de uma ferramenta inovadora que permita a realização de estudos conformes ao PEF e PEFCR por parte das PME do setor de Alimentos e Bebidas (A&B) e a identificação de medidas ambientais focadas. O projeto promoverá a implementação da Metodologia da Pegada Ambiental a nível europeu como ferramenta chave para avaliar e comunicar o desempenho ambiental do ciclo de vida aos consumidores e às partes interessadas.

NOTICIAS & EVENTOS
04/10/2018
» Pilot Groups for Life RENDER demonstration

To ensure a sound demonstration of Life RENDER approach in French dairy industry, 7 Pilot Groups have been created, each one integrated by a representative of the Dairy Company, an Environmental Expert supporting the assessment of the Environmental Footprint of the selected Pilot Products, a Food Process Expert supporting the implementation of environmental measures and a representative of a Sectoral Association to endorse project results.

25/09/2018
» First project Newsletter now available.

The first project newsletter is now available on the Publications Section, which we hope will contain interesting information on the project development.

26/04/2018
» Transition phase of Environmental Footprint is now officially opened.

Final Conference of EF Pilot Phase took place 23-25 April 2018 and opened the Transition Phase with the aim of monitoring the implementation of existing PEFCRs and OEFSRs and developing additional ones while providing a framework for new methodological developments. For detailed information on this process: http://ec.europa.eu/environment/eussd/smgp/ef_transition.htm